quinta-feira, 5 de março de 2009

Stand by Me


Algumas músicas nos acompanham. Com os anos, mudamos, sorrimos, choramos, perdemos, ganhamos, enquanto elas continuam ali, nos acompanhando com toda sua trajetória de força emotiva. Basta ouvirmos seus acordes para que imediatamente aflorem nossas paixões e recordações.

Dentre as muitas músicas que gosto, está Stand by Me, composta em 1961 pelos americanos Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller. Com certeza não estou só na admiração por esta música, haja vista ela ter sido eleita uma das canções do século pela Recording Industry Association of America, além de ter ficado nas listas de 10 maiores sucessos dos anos 1961 e 1987.

Não. Você não leu errado. A música fez sucesso no seu lançamento em 1961 e também 26 anos depois, com o lançamento do filme homônimo Stand by Me (no Brasil: Conta Comigo). O incrível é que a música somente aparece nos créditos finais do filme, porém foi o suficiente para o sucesso voltar de forma retumbante.

Além da regravação feita pelo próprio Ben E. King em 1987, outras versões também ficaram famosas, dentre elas aquela feita por John Lennon, que muitos confundem imaginando ser ele o autor da música.

Mais recentemente a música foi gravada por uma nova geração de cantores: Enrique Iglesias manteve a fidelidade à música original, enquanto Sean Kingston aproveitou toda base da música e lançou o sucesso Beautiful Girl.

O público infantil também teve seu momento Stand by Me, quando foi feito um clipe da música com os personagens Timão e Pumba, mundialmente famosos com o filme Rei Leão. A letra é fiel à original, todavia o humor está no contexto. No clipe a música é cantada por Timão que pede a Pumba que “fique junto à mim” (Stand by Me), entretanto ao longo do musical várias coisas ruins vão acontecendo ao Pumba, enquanto que com Timão, que está cantando, não há problemas. Num determinado momento, Pumba percebe a lógica da situação e diz:

- Acho que eu não gostei dessa música, não! Timão, eu posso cantar a próxima?

Do popular ao erudito. O coral do maestro Gareth Malone fez uma linda apresentação para a rede de televisão inglesa BBC, onde mistura Stand by Me e Beautiful Girl.

Particularmente sempre me mantive fiel à versão original de Ben E. King. Todavia, recentemente conheci uma nova versão (veja o clipe inicial deste post com legendas ocultas), que faz parte do premiado documentário Playing For Change: Peace Through Music, que tem a participação de músicos de vários países onde cada parte foi gravada e posteriormente feita a mixagem em estúdio. O movimento Playing For Change (Tocando por Mudança) ajuda construir escolas, conectar estudantes e inspirar comunidades necessitadas através de música. Quanto a esta gravação, não consigo encontrar palavras para sua definição. Todos participantes são muito talentosos, em especial fiquei fascinado com o primeiro cantor, Roger Ridley, falecido em 2005.

Enfim, tenho as seguintes certezas: mais gravações de Stand by Me estão à caminho e novamente irei me emocionar.

E você, vai ficar junto a mim?

Assista aos demais videos:

Ben E. King

John Lennon

Enrique Iglesias

Sean Kingston (Beautiful Girl)

Timão e Pumba (em inglês)

Timão e Pumba (em português e legendas ocultas)

Coral de Gareth Malone

Entrevista com Mark Johnson (co-diretor do vídeo Playing For Change)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes