sexta-feira, 20 de março de 2009

ABBA The Last Video

Agnetha Fältskog,  Benny Andersson,  Björn Ulvaeus,  Anni-Frid Lyngstad.  Se você ainda não conseguiu “traduzir” as “palavras” do início deste post, vou dar uma dica: pegue a primeira letra de cada nome, junte tudo e voilà, está formado o ABBA, sensacional grupo sueco que vendeu mais 350 milhões de discos e que esteve na ativa entre 1970 e 1982.

Quem viveu aquele período, com certeza há de se lembrar do grupo.  Os mais novos tem como referencia o filme Mamma Mia (EUA, 2008), onde as maravilhosas músicas do ABBA permeiam a história.  Ou será ao contrario? O filme é baseado numa peça de 1999, que ainda continua em cartaz na Broadway e em diversas montagens mundo afora. Antes de Mamma Mia, outros filmes “beberam” da fonte do ABBA com muito sucesso: O Casamento de Muriel (Austrália, 1994) e Priscilla, A Rainha do Deserto (Austrália, 1995).

Em 2004 comemorou-se os trinta anos da vitória do grupo no Festival Eurovisão da Canção de 1974.  Esta conquista catapultou o grupo para o sucesso mundial.  Para marcar a data foi criado um vídeo com o nome The Last Video (O Último Vídeo), dirigido por Calle Åstrand.

O vídeo se passa em Estocolmo, Suécia, em 1974, quando um manipulador de marionetes procura um agente/gravadora para uma audição. Os bonecos são caricaturas dos integrantes do ABBA e imitam seu estilo.  Durante o teste, os bonecos fazem sucesso, mas o empresário procura esconder que gostou, dispensando o grupo no final da audição.  Quando estes estão saindo do local e entram no elevador, encontram-se com os verdadeiros integrantes do grupo ABBA, que estão chegando para conversar com o empresário.  O vídeo brinca com a idéia de que o ABBA plagiou o estilo dos bonecos.

Para driblar as dificuldades impostas pela impossibilidade de reunião do grupo, os produtores se esforçaram na criatividade.  Alguns integrantes participaram da filmagem, outros tiveram suas imagens retiradas de outro filme, ABBA, The Movie (1977), e montadas digitalmente.  Um bom exemplo é a cena do elevador.  Os bonecos captaram perfeitamente o carisma de cada componente.  O resultado não poderia ser outro, haja vista terem sido feitos pelos estúdios de Jim Henson, criador dos Muppets.

Enfim, vale à pena conferir esta criativa homenagem.  E se você for fã do ABBA o deleite será completo.


Assista aqui:

ABBA The Last Video

ABBA The Last Video [Making Of]

ABBA no Festival Eurovisão de 1974

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes