quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Don Adams (Agente 86) Biografia


Don Adams foi um ator, comediante e diretor. Mais mais conhecido como Maxwell Smart na comédia de TV "Agente 86" (Get Smart) ao longo de cinco temporadas (1965/1970)

Adams nasceu Donald James Yarmy em Manhattan (EUA) em 13 de Abril de 1923, filho de William Yarmy e Consuelo Deiter. Seu pai, um gerente do restaurante, era de ascendência judia húngara. Deixando a escola, Adams trabalhou como porteiro de teatro. Alistou-se na Marinha Americana em 1941 como fuzileiro naval e foi enviado como um substituto para a Campanha de Guadalcanal onde contraiu malária. Após sua recuperação, serviu como instrutor na Marinha dos Estados Unidos.

Casou-se com a cantora Adelaide Adams e tiveram quatro filhas. Quando se divorciaram, ele manteve Adams como seu nome artístico porque nos testes de atuação os candidados eram normalmente chamados em ordem alfabética de sobrenome.

Sua carreira na televisão começou em 1954. Além de aparecer em inúmeras comédias, variedade e série dramática, Adams teve um papel na sitcom da NBC The Bill Dana Show (1963-1965), como um detetive trapalhão de hotel chamado Byron Glick - um personagem criado Adams, que foi uma espécie de precursor do personagem Maxwell Smart, criado por Mel Brooks e Buck Henry à pedido dos produtores Dan Melnick e David Susskind, como resposta ao sucesso cômico de outras séries dos anos 60, como "O Homem da UNCLE", "Os Vingadores" etc. O objetivo era fazer uma paródia combinando elementos de "James Bond" e Inspetor Clouseau de "A Pantera Cor de Rosa".

Além de atuar, Adams também produziu e dirigiu vários episódios da série. Foi indicado ao Emmys por quatro temporadas seguidas, entre 1966 e 1969. Com o declínio de séries de espionagem, a série foi cancelada em 1970 após um total de 138 episódios.

Don Adams morreu aos 82 anos em 25 setembro de 2005 no Centro Médico Cedars-Sinai em Los Angeles, Califórnia, a partir de uma infecção pulmonar e linfoma.

Geralmente meus posts são sobre velhos seriados e filmes. Assim, não pude deixar de fora este documentário de 2005 sobre a vida deste fantástico ator de uma de minhas séries preferidas.


Download no Megauplod

Don Adams, Você Acreditaria? [2004, Documentário, Dublado]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes