segunda-feira, 20 de outubro de 2008

West And Soda



Desde a criação do cinema no final do século 19, a conquista do Oeste Americano, período de 1860 a 1890, foi retratada com muita veemência nas telas. O sucesso do gênero conhecido como faroeste, ou Western, perdurou fortemente até o final dos anos 50, porém, na década seguinte os americanos já não se empolgavam tanto com a idéia. O que fez declinar sensivelmente o número de produções.

Todavia em meados da década de 60, na Europa, cineastas italianos, principalmente, além de espanhóis e alemães, resolveram continuar investindo no gênero. Para tanto, “importaram” atores americanos, muitos deles pouco conhecidos na época, como Clint Eastwood e Lee Van Cleef. Na maioria das vezes os filmes eram rodados na Espanha devido a semelhança com o Oeste Americano. Assim estava criado o faroeste-espaguete, ou western-spaguetti, cujo sucesso mundial ressuscitou o gênero faroeste. Dentre as principais produções, destacam-se a trilogia do diretor Sérgio Leone: Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três homens em conflito [ou O bom, o mau e o feio] (1966), este considerado por muitos o melhor filme do gênero e Django (1966), de Sergio Corbucci.

Foi neste ambiente que em 1965 o animador italiano Bruno Bozzetto (nascido em 03/03/1938) lançou West And Soda, seu primeiro longa-metragem em animação. O desenho consegue satirizar e homenagear os faroestes americanos. Lá estão todos os elementos básicos: o mocinho, a mocinha, o bandido, os índios, a disputa por terras e pelo amor da mocinha. Com poucos recursos, o premiado autor Bruno Bozzetto conseguiu realizar uma obra-prima cultuada em todo mundo. No vídeo de abertura deste post você vê a cena do duelo entre o mocinho e os bandidos.

O desenho chegou a ser exibido na televisão brasileira (Sessão da Tarde), porém há muitos anos não reprisa. Ainda hoje com todas as facilidades de DVDs e TVs à cabo, o filme ainda se encontra pouco acessível no Brasil, estando somente disponível em DVD importado (em italiano) ou baixando da internet. Inclusive já postei as legendas em inglês no site Legendas.tv para que uma boa alma se habilite a traduzir e disponibilizar para mais pessoas que não conhecem o filme ou não sabem italiano ou inglês.

Quanto ao animador Bozzetto vale destacar seu grande talento e capacidade de se adaptar aos novos tempos e meios de comunicação. Desde 1999 vem ganhando vários prêmios com suas animações no formato flash voltadas para a internet. Abaixo alguns links destes trabalhos:


Saiba mais sobre:


Filmografia completa de Bozzetto

Outras produções de Bozzeto em flash

Faroeste-Espaguete


Um comentário:

  1. Desenho muito bom, melhor que esses Shreks sem graça, dá de 1000 a zero nos atuais desenhos 3D.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes