quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Noite Em Que O Sol Brilhou


Há trinta anos ainda existia a "Sessão Coruja" na televisão. Normalmente os filmes eram exibidos depois da meia noite. Assim, não raro, a gente não conseguia assistir o filme totalmente, haja vista precisar acordar cedo no dia seguinte. Nestes casos, restavam-nos torcer para que o filme fosse repetido e pudéssemos saber como terminava a trama.

Alguns filmes consegui ver posteriormente, outros não. Hoje falarei em especial de um que não consegui ver o final naquela época. Trata-se da comédia Watermelon Man (EUA, 1970), que no Brasil passou com o instigante título de "A Noite Em Que O Sol Brilhou". O filme conta a história de um branco racista, que um dia acorda negro. Não conseguindo "embranquecer", o protagonista tenta voltar à sua vida normal, porém se depara com diversas mudanças no comportamento das pessoas que o rodeiam. Este é o primeiro filme feito por negros abordando sua causa, dirigido pelo cineasta e ativista político Melvin Van Peebles, que primorosamente mistura humor com política. Um detalhe importante: O ator que "vira" negro, na verdade é um negro, que na primeira parte do filme foi pintado de branco. Isto só foi possível naquela época por se tratar de um filme independente, pois se os grandes estúdios estivessem envolvidos, com certeza o papel seria de um ator branco, que seria pintado de negro.

Ainda hoje com todas as facilidades de DVDs e TVs à cabo, o filme ainda se encontra pouco acessível no Brasil, estando somente disponível em DVD importado (em inglês) ou baixando da internet.

[Atualizado em 21/05/2009] Amigos, informo que após algumas noites sem dormir, consegui completar a tradução das legendas do filme para o português. Espero que o filme e a causa negra consigam a divulgação que merecem. Diversão garantida com muitas gargalhadas.


Download no Megaupload
Filme Completo [Legendado em Português]
Assista On Line


Veja no You Tube

27 comentários:

  1. Parabéns pelo árduo trabalho de garimpeiro a que se propôs. Boas essas pérolas.
    Hosmar

    ResponderExcluir
  2. Ramaile:

    Estou desesperado atrás dessa legenda em PT.
    Sabes onde encontro?
    No legendas tv só está em inglês

    ResponderExcluir
  3. Nei:

    Obrigado pela visita ao blog. Como disse no texto, postei a legenda em inglês na esperança de que alguma boa alma fizesse a tradução, o que não ocorreu até agora. No mês passado tive a infeliz idéia de "encarar" a tarefa de fazer a tradução. Resultado: Algumas noites sem dormir e um trabalho que parece que não vai acabar nunca. Pelo fato do filme ter quase 40 anos e ter várias referências a questão do negro nos EUA, muitas adaptações são necessárias. Ainda assim, acredito que na próxima semana concluirei esta árdua tarefa. Embora eu esteja reclamando do trabalho, vale dizer que também estou tendo muito prazer na tradução.

    ResponderExcluir
  4. Ramaile:

    Obrigado pelo retorno.
    Adoro cinema e este filme é um marco,embora pouco conhecido.
    Sou professor de História e este filme é ótimo para trabalhar a questão do racismo.
    Se você puder me enviar a legenda traduzida, eu ficaria imensamente agradecido.

    Um abraço e parabéns pela iniciativa.

    Nei Nordin
    neinordin@gmail.com
    www.tudoehistoria.pro.br

    ResponderExcluir
  5. Sou professor de português (rede pública-Pará) e sei o quanto esse filme (O dia en que o Sol brilhou) é interessante para se trabalhar o racismo em sala de aula. Estou atrás do filme e gostaria de tê-lo dublado. Seria possível? Se conseguir, diga-me os custos através do e-mail: heraldo@professorparaense.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá Heraldo

    Obrigado pela visita ao blog. Como disse no texto do post, a última vez que assisti este filme na TV foi há quase 30 anos. É um filme raro. Somente consegui na internet a versão original com áudio e legendas em inglês. Por isso me propus a traduzir e difundir as legendas do filme. Postei as legendas no site Legendas.tv, onde também coloquei algumas opções de locais onde você poderá fazer download gratuitamente do filme. Note-se que NÃO faço qualquer tipo de comercialização de qualquer filme/livro/seriado que estão abordados neste blog. Meu único objetivo é compartilhar experiências.

    Um forte abraço.

    Ramaile

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigado Pela Legenda Cara - Vc detonou!!!
    Valeu mesmo queria demais assistir ao filme - Tem um outro filme O Ocaso de uma Estrela(Lady Sings the Blues) Grande clássico que não tem legendas em PT - ficaria grato se soubesse de uma tradução deste filme -
    De qualquer forma - Vc fez um otimo trabalho - Valeu mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. olá. assistir esse filme nos anos 80 sei que ele é de 1970 eu tinha 3 anos de idade mas foi um dos melhores filmes que já assistir eu e minha mãe gostaria de comprar pois moro na bahia e aqui é um lugar sem memória nas locadoras não tem esse tipo de filme nem para locar nem para comprar. se alguém souber desse filme e quiser me vender o e-amail e : esteticamr@hotmail.com. ass maria rocha

    ResponderExcluir
  9. Quero assistir ao filme "A noite em que o sol brilhou" em portugues, você já fez a tradução?
    Obrigada.
    veramartins2004@terra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá ... Não estou conseguindo baixar a parte 3... Tem alguma outra maneira de eu baixar esse filme ?? HELP !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônimo do dia 10/11/2010

    Troquei o filme para o Megauplod num arquivo único. Se ainda estiver com problemas, entre em contato.

    Ramaile

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Agora estou tentando assistir ao filme "if a man answers" com Sandra Dee de 1962, em português: "se o marido atender, desligue". Dublado.
    Você pode me ajudar?
    Grata.
    veramartins2004@terra.com.br

    ResponderExcluir
  13. Finalmente achei esse filme.
    Obrigada por nos proporcionar o prazer em ver esses filmes clássicos.

    ResponderExcluir
  14. RAMAILE, VC É O CARA! GRAÇAS A SUA DEDICAÇÃO CONSEGUI BAIXAR O FILME "A NOITE EM QUE O SOL BRILHOU".
    OBRIGADÃO

    ALFREDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alfredo!

      Assisti a este filme quando tinha 8 anos. Hoje queria mostrar para meu filho, mas não consegui baixar. Tem como me ajudar?

      Excluir
  15. Amigos Karina e Alfredo

    Obrigado pelas palavras e por estarmos juntos nesta busca de resgate do passado. Desculpem a demora na resposta.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Como todos comentaram: "Até que enfim achamos este filme!" Muitíssimo obrigada pelo seu trabalho!! Eu e meus irmãos (todos trintões) crescemos ouvindo meus pais contarem sobre este filme!!! E ontem, no dia dos pais, encontramos seu blog e já assistimos em família!!! Momento mais que especial para nós!! Mais uma vez, obrigada! Agradeço em nome de toda a família!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado por compartilhar esse filme.

    ResponderExcluir
  19. Nossa que legal, ja vou baixar tambem, eu tb assisti mas nem lembro mais o fim!
    Sabe o que eu tambem procuro loucamente e nao acho em lugar nenhum? a serie viagem ao fundo do mar (soh tem uns poucos episodios na net) e a memoravel serie M.A.S.H., lembra? essa era de morrer de rir, sinto muita saudade!

    ResponderExcluir
  20. Pois é pessoal...

    Em alguns momentos sinto como se somente eu lembrasse destas antigas pérolas... Muitos amigos próximos não se lembram... Ainda bem que a internet tem este poder de ser compartilhada por milhões de pessoas, e dentre elas algumas também se lembram... Isto legitima nossas recordações, que às vezes parecem não terem existido...

    ResponderExcluir
  21. Amigo, preciso da legenda em português do filme "Se o Marido Atender, Desligue", não acho nem por decreto. Se tiver o filme legendado tbm seria ótimo. Obrigado. bernardochaves@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  22. Caro colega,
    Com relação ao filme "Watermelon Man" estou tentando baixar esta legenda em português (BR) e não consigo, tendo-se em vista que o site em que foi disponibilizada necessita de um convite para registro.
    Poderia me encaminhar a legenda?
    Grato,
    Carlos (dwo173@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  23. Eu preciso deste filme , Você poderia disponibilizá-lo em outro servidor, tipo o mega.co? Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de ter acesso a este filme legendado.
    Teria um outro servidor?
    claudiomorenog@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Este Filme é um Clássico Eterno. Saudade de quando ficava até altas horas só esperando para assistir o Corujão ou outras Sessões na madrugada pena que os link não estejam ativos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes