domingo, 21 de setembro de 2008

Seriado Marco


Originalmente escrevi este artigo com a finalidade de publicação no site RetroTV, porém infelizmente não foi aproveitado. Assim, após um longo período engavetado, segue para apreciação de todos.

Ficha Técnica

Título: Marco (Japonês: Haha wo Tazunete Sanzen Ri / Inglês: From the Apennines to the Andes ou 3000 Leagues in Search of Mother/1976/Japão/Cor)
Produção: Nippon Animation, Fuji TV.
História Original: Edmondo de Amicis
Adaptação: Kazuo Fukasawa
Desenho dos Personagens e Supervisão de Animação: Yoichi Kotabe
Desenho e Disposição das Cenas: Hayao Miyazaki
Direção: Isao Takahata
Formato: 52 episódios de 24 minutos
Dublagem: TVS
Abertura brasileira: Mário Lúcio de Freitas


O Desenho

A história de Marco se passa em 1881 na Itália, mais precisamente na cidade de Gênova, onde vive a família Rossi, composta por Marco, um menino de nove anos, seu pai, Pedro, sua mãe, Anna e seu irmão mais velho, Paulo.

Devido à grave crise econômica que se abateu sobre a Itália, a família Rossi passava por sérias dificuldades financeiras. O pai de Marco ganhava muito pouco como diretor de um hospital para pobres, enquanto seu irmão Paulo estudava para ser maquinista. Neste cenário, surge a oportunidade para a mãe de Marco ir trabalhar na Argentina. A decisão pela viagem e a separação da família são muito dolorosas.

Após um ano, param de chegar as cartas da mãe de Marco, vindas da Argentina. Diante do fato de não receber mais notícias de sua mãe, Marco fica desesperado e decide ir à Argentina em busca dela. A princípio seu pai não autoriza a viagem, porém concorda, diante das diversas tentativas do menino, que inclusive tenta viajar clandestinamente em um navio.

Assim, inicia-se a longa viagem de Marco, que é acompanhado por um pequeno macaco de estimação. Ao longo da viagem o menino vai conhecendo novas pessoas e muitas dificuldades, haja vista que sua mãe já não mais estava no mesmo endereço conhecido pela família. Cada episódio é um festival de desencontros e novos desafios a serem vencidos pelo menino.

Marco é uma produção japonesa de 1976, que apresenta um estilo de animação simples e eficaz, com paisagens bem detalhadas e realísticas, que capturam com fidelidade a época em que se passa a série. A cidade portuária de Gênova é ricamente detalhada com sua arquitetura e seus habitantes. A construção dos personagens também é muito feliz, haja vista que são bastante carismáticos e humanos com suas alegrias e tristezas.

Se você quiser curtir uma das melhores animações já produzidas, não deve deixar de ver ou rever Marco.

Personagens

Os nomes dos personagens têm pequena variação de um país para o outro. Exemplos: Violeta (Fiorina ou Fiolina), Paulo (Tonio), Dominó (Amédio). Considerando as poucas informações obtidas, além de fazer quase 30 anos que assisti a versão brasileira, segue abaixo os nomes dos personagens de acordo com a versão portuguesa.

Marco Rossi: O menino italiano, filho de Pedro e Anna Rossi, que vai em busca de sua mãe na Argentina.

Pedro Rossi: Pai de Marco. É o diretor de um hospital para pobres que serve a diversas pessoas doentes e desempregadas. Ganha pouco, o que dificulta a vida da família.

Anna Rossi: Mãe de Marco e casada com Pedro. Devido às dificuldades financeiras se propõe a viajar para a Argentina a fim de trabalhar.

Paulo Rossi: É o irmão maior de Marco. Estuda para ser maquinista e poder ter um bom salário para ajudar a família.

Peppino: É o pai de Violeta, Conchetta e Julietta. A família vive de espetáculos nas ruas de Gênova. Seu sonho é juntar dinheiro para poder viajar para a Argentina. Ainda em Gênova, conhecem Marco e dele se tornam amigos.

Violeta: É uma menina que tem grandes habilidades com marionetes. Leva uma vida muito triste até conhecer Marco, por quem demonstra muito carinho e amizade.

Conchetta: É a irmã maior de Violeta. Uma boa moça que canta e ajuda o pai nas apresentações e na criação das irmãs menores, Conchetta e Julietta.

Julietta: É a irmã menor de Violeta e Conchetta. É uma menina feliz, que se entusiasma quando aparece Dominó, o pequeno macaco de Marco.

Dominó: Um simpático macaco vindo do Brasil. Seu verdadeiro dono é Antonio, porém ele se torna o inseparável companheiro de Marco em sua viagem à Argentina.

Emílio: É o melhor amigo de Marco e possui um irmão menor chamado Bernardo. Devido à enfermidade de sua mãe e as dificuldades financeiras de sua família, ele arruma um trabalho e deixa se freqüentar a escola.

Bernardo: É o irmão menor de Emilio. É defendido por Marco dos garotos que o molestam na escola.

Pablo: É um garoto pobre que vive numa favela Argentina. Após uma briga com Marco, tornam-se grandes amigos. Participa de uma das mais fortes cenas do seriado.

Joana: É a irmã de Pablo. Assim como Julietta, gosta de Marco e principalmente do macaco Dominó, com quem se diverte muito.

Curiosidades
Sobre o Autor

O escritor italiano Edmondo De Amicis (21/10/1846-12/03/1908) teve formação militar desde os 16 anos, o que implicou em seu perfil de patriota e incansável viajante. Suas muitas obras foram caracterizadas pela mescla de romantismo e realismo com um propósito altamente ético de orientar o leitor a sempre fazer o bem. Sua obra mais conhecida (Cuore, 1886) foi construída para provocar emoções e lágrimas no jovem leitor, tendo sido traduzida em quase todos os idiomas e levada ao cinema, televisão e quadrinhos. Foi a partir de dois capítulos desse livro que foi construída a história de Marco.

Sobre a História

A história de Marco já teve adaptações anteriores ao seriado. Consta que em 1916 foi realizado um filme mudo com esse enredo (Dagli Appennini alle Ande), dirigido por Umberto Paradisi. Em 1943, houve uma produção italiana dirigida por Flavio Calzavara. Na década seguinte, 1959, foi a vez de uma co-produção Ítalo-Argentina dirigida pelo italiano Folco Quilici. Todas essas produções foram filmadas com atores. Após o sucesso internacional do seriado de 1976, mais precisamente nos anos 80, foi lançado um filme de longa-metragem com um resumo da história, tendo por base o mesmo material usado no seriado. Em 1999, houve uma nova produção animada feita para o cinema (Marco the Movie - 3000 Leagues in Search of Mother), com a canção tema ("Catch a Dream") na voz de Sheena Easton.

Sobre a Equipe de Produção
A produção contou com a mesma equipe que, dois anos antes, havia produzido outro seriado muito famoso (Heidi, 1974). Esses desenhos da produtora Nippon faziam parte do projeto World Masterpiece Theater, que durou até meados dos anos noventa e que a cada ano apresentava um seriado baseado em um livro ou história clássica diferente.

Fica clara a influência do diretor Isao Takahata (nascido no Japão em 29/10/1935) pelo neo-realismo italiano, movimento este que propôs a representação objetiva da realidade social como forma de comprometimento político e que teve seu período mais produtivo (e significativo) durante os anos de 1945 e 1948. As dificuldades sociais nesse período pós Segunda Grande Guerra em muito se assemelhavam àquelas do final do século XIX, período em que ocorre a história de Marco. O filme O Ladrão de Bicicletas, produção italiana de 1948, é citado com uma forte influência para o seriado e para o trabalho de Takahata, que diferia da maioria dos animadores que focavam seus trabalhos num tom mais fantasioso. Suas produções, ao contrário, eram realísticas e carregadas de expressionismos. Foi, com certeza, o principal responsável pelo despertar de um sentido de responsabilidade social em Hayao Miyazaki, seu colaborador e futuro diretor premiado.

Em 1975, o então desenhista Hayao Miyazaki (nascido em 05/01/1941, no Japão) viajou para a Itália e a Argentina para a pré-produção de Marco. Em 2001, Miyazaki foi responsável pelo roteiro e pela direção do premiadíssimo A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação.

O desenhista Yoichi Kotabe (nascido em 15/09/1936, em Taiwan) foi o responsável pelo desenvolvimento dos personagens da série. Kotabe também trabalhou na Nintendo, tendo inclusive trabalhado como ilustrador oficial da série de jogos Super Mario, desde o original Super Mario Bros. Trabalhou ainda na série animada e nos jogos de Pokemon.

Diversas
Ainda sobre a história vale destacar uma situação paradoxal: a crise econômica vivida na Itália no final do século XIX foi responsável pela vinda de diversos imigrantes para a América do Sul, aí incluídos Argentina e Brasil. Em alguns episódios os imigrantes europeus são discriminados pelos habitantes locais que os vêem como cidadãos de segunda linha. Curiosamente, hoje esta situação inverteu-se, estando a Europa como destino de diversos sul-americanos que buscam melhores oportunidades, e não raro se deparam com algum tipo de preconceito.

Embora a reconstituição de época e locações tenham sido um primor, pequenos deslizes, porém perdoáveis, ocorreram: A história de Marco acontece em 1881, quando ele fica amigo de um marinheiro brasileiro chamado Roque, que numa cena samba e cantarola Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, música que somente seria criada em 1917 e lançada apenas em 1931.

Na Itália, até recentemente, era comum as crianças receberem dos pais ou da escola um exemplar do Livro Cuore, que originou a história de Marco.

No Brasil, o seriado passou em pela primeira vez em 1978 na extinta TV Tupi, dentro de Programa Silvio Santos, mais precisamente no quadro Domingo no Parque. Esta estratégia havia sido usada antes com o seriado Heidi. A dublagem foi marcante. Principalmente a do protagonista Marco, dublado por Leda Figueiró, e do Sr. Peppino, dublado pelo saudoso Eleu Salvador. Em minhas recordações a última reprise foi em 1981. Segundo alguns aficionados, a série também teria passado na TV Record. Informações de alguns fãs e colecionadores, não confirmadas pelo SBT e Record, dão conta de que a matriz brasileira do seriado foi destruída em algum incêndio numa destas emissoras (até parece a história do National Kid).

Numa pesquisa realizada em 2006 entre celebridades da TV Japonesa, o seriado Marco ficou na 20ª colocação entre as mais queridas e admiradas produções para TV.

Em diversos países da Europa, o seriado foi lançado em VHS e depois em DVD. Em Portugal, foi lançada uma versão com 40 episódios completos, com dublagem em português de Portugal. Os 12 episódios excluídos foram basicamente do meio da história. Foram conservados os primeiros e últimos episódios (vide abaixo Lista de Episódios). A dublagem portuguesa é boa, todavia demora algum tempo até nossos ouvidos estarem devidamente treinados para uma rápida compreensão dos diálogos.

Tema de Abertura

A abertura portuguesa teve por base a Alemã, já no Brasil a abertura foi similar àquela utilizada na Espanha, porém com produção brasileira do multimídia Mário Lúcio de Freitas. Abaixo reproduzimos a letra da abertura espanhola com a respectiva tradução:

En un puerto italiano (muy lejano) [Em um porto italiano (muito distante)]
al pie de las montañas [aos pés das montanhas]
vive nuestro amigo Marco [vive nosso amigo Marco]
en una humilde morada. [em uma humilde morada.]

Se levanta [Se levanta]
muy temprano [muito cedo]
para ayudar a su buena mamá. [para ajudar sua boa mamãe.]

Pero un día la tristeza [Mas um dia a tristeza]
llega hasta su corazón, [chega ao seu coração,]
mamá tiene que partir [mamãe tem que partir]
cruzando el mar a otro país. [cruzando o mar para outro país.]

No te vayas mamá [Não se vá mamãe]
no te alejes de mi [não fiques longe de mim]
adiós mamá [adeus mamãe]
pensaré mucho en ti [pensarei muito em ti]
no te olvides mamá [não se esqueças mamãe]
que aquí tienes tu hogar. [que aqui você tem o seu lugar.]

Si no vuelves pronto iré [Se não voltares logo eu irei]
a buscarte donde estés [te buscar aonde estiveres]
no me importa donde vayas, [não me importa aonde você vá,]
¡te encontraré!. [te encontrarei!]
Lista de Episódios

Segue abaixo a lista de episódios a fim de facilitar futuras pesquisas do leitor. Note que na dublagem portuguesa [PT] constam apenas os títulos dos 40 episódios constantes na coleção de DVD lançada em Portugal. Os demais episódios, assisti na versão espanhola [ES].


Download do Seriado

01 - A Despedida - Primeira Parte [PT] - 20/08/2010 
Assista On Line
 
02 - A Despedida - Segunda Parte [PT] - 31/08/2010 
Assista on Line

03 - Pelas Ruas de Gênova [PT] - 07/09/2010 
Assista on Line (ainda não disponível)


04 - À Procura de Trabalho [PT] - 07/09/2010 
Assista on Line

05 - Um Motivo Para Celebrar [PT] - 07/09/2010
Assista on Line (ainda não disponível)

06 - O Primeiro Salário [PT] - 07/09/2010
Assista on Line (ainda não disponível)

07 - O Novo Apartamento [PT] - 07/09/2010
Assista on Line 

08 - O Teatro de Fantoches [PT] - 07/09/201
Assista on Line

09 - Desculpa Paizinho [PT] - 07/09/2010
Assista on Line 

10 - Buenos Aires Ali Está Mamãe [ES] - 07/09/2010
Assista on Line

11 - O Talento de Violeta [PT] - 11/09/2010
Assista on Line
 
12 - Vamos Ver o Dirigível [ES] - 11/09/2010 
Assista on Line

13 - Adeus Violeta [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

14 - O Meu Amigo Roque [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

15 - O Passageiro Clandestino [PT] - 11/09/2010
Assista on Line 

16 - À Bordo do Folgore [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line

17 - O Passo do Equador [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line


18 - Já Estamos no Rio [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line 


19 - O Barco dos Emigrantes [PT] - 19/09/2010 
Assista on Line


20 - Noite de Tormenta [ES] - 19/09/2010 
Assista on Line


21 - Terra à Vista [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
22 - Onde Estás Mãezinha? [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
23 - Não Era Mãezinha [PT] - 25/09/2010 
Assista on Line


24 - Olá Violeta [PT] - 25/09/2010
Assista on Line

 
25 - O Grande Êxito de Peppino e Companhia [PT] - 25/09/2010
Assista on Line 

 
26 - Através dos Pampas [ES] - 25/09/2010
Assista on Line



27 - Qual é a Moral da História [PT] - 06/10/2010
Assista on Line

28 - A Grande Estância dos Balboa [ES] - 06/10/2010
Assista on Line


29 - Neve [PT] - 06/10/2010
Assista on Line


30 - Um Gaúcho Chamado Dom Carlos [PT] - 06/10/2010
Assista on Line


31 - Longa Noite [ES] - 30/10/2010
Assista on Line


32 - Logo Diremos Adeus [ES] - 30/10/2010
Assista on Line  

33 - A Mãezinha Não Está Aqui! [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


34 - Quero Voltar Para Gênova [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


35 - Uma Carta da Mamãe [PT] - 10/11/2010
Assista on Line


36 - Uma Ovelha Negra na Família [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
  
37 - Um Dia Interminável [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
 
38 - Encontrar-te-ei Mamãe [PT] - 10/12/2010
Assista on Line
 
39 - Caminho de Rosário [ES] - 10/12/2010
Assista on Line
 
40 - A Estrela de Itália [PT] - 10/12/2010
Assista on Line (ainda não disponível)
 
41 - Caminho de Córdoba [ES] - 21/02/2011
Assista on Line


42 - Pablo, o Meu Novo Amigo [PT] - 21/02/2011

 Assista on Line

43 - A Mamãe Tem Que Estar Aqui [PT] - 21/02/2011
 Assista on Line

44 - Há Que Salvar a Joana [PT] - 21/02/2011

Assista on Line
 
45 - Adeus Pablo [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
46 - Uma Viagem Acidentada [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
47 - A Mamãe Vive Perto Dessa Montanha [PT] - 02/03/2011
Assista on Line
 
48 - Adeus, Velha [PT] - 24/03/2011
Assista on Line
 
49 - Para lá do Sonho [PT] - 24/03/2011
Assista on Line
 
50 - O Fim da Viagem [PT] - 03/04/2011
Assista on Line
 
51 - Não é um Sonho [PT] - 03/04/2011
Assista on Line
  
52 - De Regresso à Gênova [PT] - 03/04/2011
Assista on Line

Assista

Veja no You Tube imagens da série.
Nota Final
[Atualização em 01/06/2009]: Obrigado à Mario Lúcio de Freitas por gentilmente informar o nome da dubladora do Marco e do estúdio de dublagem]


Se você possuir mais informações e quiser ajudar com alguma inclusão/correção, favor entrar em contato.

98 comentários:

  1. Obrigado pela visita e comentário no blog Santa Nostalgia.
    Gostei muito do artigo. Está muito técnico, logo muito completo, sendo um excelente documento para quem procura informações sobre a fantástica saga do Marco.
    Voltarei mais vezes.

    Santa Nostalgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É UMA PENA QUE ESSA SÉRIE DO MARCO EM PT NÃO TÁ BAIXANDO VCS NÃO TEM OUTRO LINK?

      Excluir
    2. BOM BOM BOM ERA TER O LINK PARA BAIXAR, POR FAVOR ATUALISEM-ME ESSES LINKS É O UNICO SITE QUE ENCONTRO. PFFFVVVVVVVVVVV

      Excluir
    3. Jurava que tinha visto na extinta Manchete, mas agora lembrei-me, que foi mesmo no SBT.
      Lembrei de MARCO, pois ele foi citado no filme SIMPLESMWNTE de 2017.

      Excluir
  2. Meu amigo, como eu consigo comprar essa série completa? Minha esposa é louca por ele e quero dar de presente. Ótimo artigo. Super completo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela ótima matéria.Estava procurando informações sobre este desenho a muito tempo mas não sabia mas o nome correto.Agora você diz que a última reprise foi em 1981, mas eu lembro de ter assistido este desenho em meados dos anos 80, acho que na TVS,hoje SBT quando eu timha uns 9,10 anos.Muito obrigado pela matéria. demontier.ac@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parabéns pela matéria. Vivia frustrada por não conseguir informações sobre este desenho que aguardava ansiosamente para assistir no SBT, até que encontrei seu blog, e ví que não fui a única a assistir tão bela obra. Valeu de coração! Shirley

    ResponderExcluir
  5. Hoje tenho 37 anos, e chorei muito assistindo a esse seriado Marco.
    Meu sonho hoje é que meus três filhos possam assistirem também para poder apreciar um belo desenho que fez parte do nosso passado.
    Parabéns por participar junto com vocês nesse tempo e parabéns pelo blog
    obrigado - Wellington Wagner

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo, Ramaile!
    Parabéns pelo trabalho!
    Vc sabe onde podemos comprar os DVDs?
    Obrigada!!
    Qq coisa meu e-mail é gnatalrj@hotmail.com
    Abçs,
    Bruna Natal.

    ResponderExcluir
  7. Que legal encontrar esse documentário !!!! MARCO Fez parte de minha infância. Aquele tempo que não volta mais !!!!

    ResponderExcluir
  8. Gente eu era muito pequena qd passava este desenho, mas me lembro que eu chorava a cada episósio...é uma história muito emocionante...meu irmão pra me fazer chorar ficava antando a musica do desenho... eu desabava...Acho que hj precisamos de desenhos assim, com história e conteúdo interessante, não essas coisas que levam à violência que são os desenhos de hj!!!!Adoraria se voltasse!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, e obrigado, realmente, como todos aqui, procurei muito qualquer informação sobre "Marco", e hj quando achei fiquei muito feliz, por ter encontrado, e por saber de mais pessoas que choraram, e esperaram ansiosamente o encontro de Marco com sua Mãe !!! Gostaria de saber onde posso conseguir os episódios...

    Grande Abraço

    boemiopp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho!
    Vc sabe onde comprar os DVDs?
    Favor retornar para: cesaruniban@uol.com.br

    abraços.
    Cesar Rios

    ResponderExcluir
  11. muito bom trabalho até chorei ao ver!!!
    diga-me como posso ter os episódios! meu email é loylluukkee@hotmail.com
    obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ramaile.
    Gostaria de saber onde posso encontrar a série completa, com os 52 capítulos em português. Tem algum site para baixar? E-mail
    Aguardo contato!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. q bom ta ouvindo tudo isso sobre esse seriado do marco, estou e com 42 anos e nunca vir um seriado infantil tão bom como esse do marco, gostaria de saber onde posso comprar ou baixar na nete.

    ResponderExcluir
  15. Olá Maria e demais visitantes

    Obrigado por visitar o blog.

    Informo que nos próximos dias começarei a postagem dos episódios do MARCO, conforme a lista de episódios que apresentei acima.

    Aguarde!!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelo magnífico trabalho, Ramaile...Estes episódios são lindos demais...Hoje já não existem desenhos como esses

    Mary

    ResponderExcluir
  17. Ola Mary

    Obrigado por visitar o blog e pelas palavras de apoio.
    Quanto ao seriado, vamos relembrar juntos.

    Ramaile

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá Maryline

    Há vários sites com o áudio em espanhol, porém em português não conheço nenhum. Por este motivo resolvi postar os episódios. Até o momento já postei os dois primeiros episódios. Gradualmente postarei os demais. Como disse no post, conto com a paciência dos visitantes. Aproveito para perguntar se você já assistiu aos dois episódios e o que você achou deles? Compartilhe conosco!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Mary,

    Estou aproveitando o feriado de 7 de setembro para adiantar mais alguns episódios. Pergunto: você é brasileira ou portuguesa?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Amiga Mary,

    Fico feliz pela sua ligação indireta com o nosso país. Você já conhecia o Marco? Quanto a sincronia da imagem e do som, verifiquei que em meu arquivo original a diferença é mínima. Vou fazer download do arquivo e testar. Enquanto isso sugiro que você teste outros players, eu por exemplo utilizo o "KM Player", que é gratuito e "roda" a maioria dos arquivos de imagem.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá Mary, Fico alegre com seu retorno. À medida em que for assistindo, favor compartilhar conosco as suas observações...

    ResponderExcluir
  28. Com certeza assim farei...É o mínimo que podemos fazer face ao trabalho que tem tido para alegrar tantas pessoas! :)

    ResponderExcluir
  29. Adoro mesmo este desenho , o MARCO . Lembro-me dele com grande saudade. Foi muito importante na minha infância. E adorei estar podendo rever tudo neste teu blog! Obrigado e parabéns!
    Receba meu abraço!
    Eduardo Araújo.

    ResponderExcluir
  30. Valeu Eduardo!!! Pessoas como você nos incentivam a seguir postando no blog. Não tem preço a ótima sensação de compartilhar lembranças de uma época feliz...

    ResponderExcluir
  31. Olá Ramaile...Ainda não consegui ver todos os episódios, mas já fiz o download de muitos!! Obrigada! :) Mas partilhei o seu blog no facebook... pode ser que haja mais pessoas à procura desses episódios! Espero que não se importe com isso... Mary

    ResponderExcluir
  32. Amiga Mary, renovo o agradecimento por suas palavras de incentivo, são sempre muito gentis. Acompanho a origem dos frequentadores do blog e a participação portuguesa tem aumentado muito. Este intercâmbio é sempre positivo para ambos os lados. Quanto à divulgar o blog, fique à vontade. A participação de mais pessoas, com certeza é fator positivo para a continuação do trabalho. Aproveito a oportunidade para sugerir o post "O Contador de Histórias", com contos de origem européia.

    ResponderExcluir
  33. estou amando poder rever como todos voces, a historia do menino marco, parabens Ramaile, voces é incrivel, espero que poste os episodios finais em breve,

    ResponderExcluir
  34. Olá Marcos, obrigado pela visita. É muito bom saber que estamos juntos nesta viagem ao passado. Aguarde os próximos episódios.

    ResponderExcluir
  35. Sou Marcus.
    Só tenho a agradecer a oportunidade que vcs me deram de rever este belo desenho que marcou a minha vida. Chorei muitas vezes ao ver este desenho. Hoje em dia não se vê mais desenhos com conteúdo significativo como este desenho. E só de pensar que eu nunca mais iria ver este desenho já me deixava triste.
    Obrigado por terem me dado esta alegraia!!!!
    Agora só falta a parte II da minha busca que é o seriado CHips. Alguém sabe onde acho???

    Desde já agradeço, sabendo que por mais que eu faça, nunca será o suficiente para agradecer.
    Fiquem com Deus.
    ASS: Marcus Wagner

    ResponderExcluir
  36. Olá Marcus

    obrigao por visitar o blog e pelo depoimento. Quanto ao chips não é difícil de encontrar na net.

    Um forte abraço..

    ResponderExcluir
  37. Perfeito, muitos anos que procurava por este seriado..vc é d++++++....obrigado que Deus abençõe....tenho 37 anos... e me criei assistindo Marco...kkkkkk

    edy_games@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá Edy

    Obrigado pela visita e pelas palavras. Quem sabe alguém de uma emissora de TV brasileira leia nosso blog e se anime a reprisar a série com a dublagem brasileira? Sonhar não custa.

    Um forte abraço, Ramaile

    ResponderExcluir
  39. Seria realmente nostalgico podermos rever este desenho novamente na televisão. Como falei tenho 37 anos e nunca vi um desenho tão completo, demorei muito para lembrar do nome do garoto..que para mim chamasse Mario..kkk...mas colocando uma partezinha da estória.. apareceu seu blog...vc não tem a dimensão do quanto está nos fazendo bem com sua criação...Muito obrigado e boas festas...Edyson

    ResponderExcluir
  40. cara, obrigadaço, num vejo a hora de terminar o projeto, vc ta dando alegria a muita gente q assistiu e provavelmente a muitos filhos q vão se encantar!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, quando irá postar os ultimos episódios ???

    Grato.

    ResponderExcluir
  42. Olá , Ramaile! Tu tens alguma previsão de quando irás postar o restante do seriado Marco? Tenho visitado teu blog com regularidade na esparança de encontrá-los e faz muito tempo que nehum outro capítulo foi postado... Houve algum problema contigo ? Fiquei preocupado ! Obrigado pela atenção! Abraços: Eduardo Araújo.

    ResponderExcluir
  43. Ai cara, please, continua a postar os episódios
    *O* Eu tenho 15 anos e minha vó me falou sobre esse anime antigoo, eu amo animes *-* e queria poder ver até o fim, e ela também >_> ela me falou que quando passava no SBT ela não conseguiu ver o final dessa historia, por que a tv ficou fora do ar, e quando voltou finalmente, o seriado tinha sido cancelado T.T
    Eu quero poder permitir que ela reassista e veja o fim,e eu também quero ver *---* please, posta os epis finais \o/
    Bessos: Eloisa Maria ;*

    ResponderExcluir
  44. Olá a todos que acompanham o blog.

    Obrigado pelas palavras de incentivo e preocupação comigo. Meu tempo anda meio escasso, o que tem complicado minhas atualizações. Porém hoje, 21/02/2011, estou de volta com as postagens do Marco.

    Fiquem tranquilos, agora faltam poucos episódios e me comprometo a não demorar tanto nas atualizações.

    Um forte abraço a todos.

    Ramaile

    ResponderExcluir
  45. Ramaile, vc está de parabêns. Considero este um grande desenho. Há um possível motivo pra algumas pessoas acharem que esse desenho foi exibido na Record: na decada de 90 a Record exibiu em forma de seriado o filme "Dos Apeninos até os Andes". Neste filme o protagonista chama-se "Juno".

    ResponderExcluir
  46. Ramaile, gostaria de pedir sua autorização para disponibilizar esses links na minha comunidade no orkut que é em homenagem a esse grandioso anime. Aproveito e convido você para conhecer a comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102879776

    ResponderExcluir
  47. Olá Logan

    Valeu o apoio e as informações. Quanto aos links, fique à vontade para disponibilizar no Orkut, peço apenas a gentileza da citação, como forma de direcionar outras pessoas para conhecerem o blog.

    Breve farei uma visita à comunidade.

    Um forte abraço

    Ramaile

    ResponderExcluir
  48. Obrigado. E pode deixar farei a devida citação do seu blog.

    ResponderExcluir
  49. Olá, não é possível postar todos os em Português.
    Estou a adorar reviver a minha infância.

    ResponderExcluir
  50. Elizelma de São Bernardo19 de março de 2011 às 12:38

    Não tem como passar novamente este seriado? ve com A Redo Record, quem sabe.............. teria grande audiência com certesa

    ResponderExcluir
  51. Não estou nem acreditando, mas parece que não tem o fim, pelo amor de DEUS se você tem posta estava procurando esse desenho maravilhoso para meus filhos ver hoje não se passa algo assim tão realista parabens estou esperando os outros capítulos...

    ResponderExcluir
  52. Bom dia!!!
    Estou ansiosa por ver os próximos capítulos.. Vc deve estar sem tempo, né? Estou me contendo. hehehe Estou mostrando para as minhas filhas de 08 e 12 anos e elas estão gostando muito!!! Sempre que chego em casa, posso esperar pela pergunta: "Mãe, hoje vamos ver mais Marco?" hehehehe
    Muito obrigada por nos proporcionar isso. E de quebra, estão exercitando o espanõl.. heheh
    Esquece da gente não!! Abração!!!

    ResponderExcluir
  53. Elizelma, concordo plenamente com você. Já mandei mensagens para as diversas redes de televisão abertas (SBT, Record, etc) além de canais à cabo. Infelizmente sem sucesso. Até este pessoal acordar, vamos nos valendo do nosso Blog.

    Victor, calma!!! rsrs... Eu tenho o final e você em breve terá também...

    Renata, Suas filhas tem idades semelhantes aos meus rebentos... é muito legal esta nova geração conhecer um desenho que muito nos emocionou...

    A todos que prestigiam nosso Blog informo que "o fim está próximo"... ainda nesta semana teremos mais capítulos...

    ResponderExcluir
  54. Primeiramente não tenho palavras para expressar a gratidão de oferecer estas lembranças que tem em seu blog.

    O desenho MARCO, procuro + ou -, 8 a 9 anos atras e nada de encontrar, solicitei o material para as emissoras e nada de resposta.

    Faço parte de alguns grupos de Warez, terei orgulho de quando acabar os capitulos postar a serie completa e informar o local.

    Sucesso e parabens.
    Euripedes Cruz

    ResponderExcluir
  55. Olá Euripedes

    Obrigado pelas palavras... completei hoje a postagem de toda série... Foi um pouco exaustivo, porém gratificante. Agradeço a todos pelo apoio e paciência ao longo de quase 9 meses.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  56. O link do episódio 40 está inválido, será que pode trocar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  57. E seria possível também, trocar todos os episódios para português?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Olá Anonimo do dia 04 de abril de 2011,

    Nos próximos dias farei novo upload, é só aguardar um pouquinho...

    Quantos aos episódios em português, infelizmente informo que a coleção portuguesa somente tem 40 episódios, assim completei com a versão com 12 episódios em espanhol...

    A esperança é última que morre... Quem sabe nossas empresas de televisão se animem a retransmitir o seriado em (re)dublagem brasileira?!!!

    Um forte abraço

    Ramaile

    ResponderExcluir
  59. olá,... apenas um aviso: o link do capitulo 40 está inválido, ... teria como repostar??? obrigado

    ResponderExcluir
  60. obrigado pela postagem minha mãe estava louca para assistir essa desenho

    ResponderExcluir
  61. O episodio 40 - A Estrela de Itália [PT] pode ser encontrado em http://www.megaupload.com/?d=S5RNJHFY

    ResponderExcluir
  62. Os episodios 3, 5 e 6 podem ser encontrados em
    http://www.megaupload.com/?d=ZXQOKFO4, http://www.megaupload.com/?d=RFGWZR0Q e http://www.megaupload.com/?d=RUY5GDPR

    ResponderExcluir
  63. multissimo obrigado , e por favor nunca remova esse desenho....é um grande classico que faz parte da nossa vida....brigadaooooooo ramaile e meus parabens

    ResponderExcluir
  64. Meu querido amigo, só voçe mesmo para disponibilizar essa pedra de diamante.
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Obrigado Rogério e Anônimno de 21/05/2011.

    ResponderExcluir
  66. Parabéns pelo post, sou colecionador e esse seriado assistia quando criança, é realmente emocionante, muito obrigado por postar essa grande relíquia.

    ResponderExcluir
  67. Olá Ramaile! Estou divulgando a nova comunidade já que meu perfil no orkut foi deletado e tive que refazer tudo do zero. Utilizei as informações do seu blog dando o devido credito. Na comunidade disponibilizo a serie e os dois filmes para download, sendo um deles a versão que foi exibida pela manchete. Continue com seu excelente blog e nunca remova essa preciosidade.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=114429430

    ResponderExcluir
  68. Não consigo baixar os episodios 19 e 21, param na metade...será problema do megaupload?

    ResponderExcluir
  69. ramaile , seria possivel colocar o link do seriado "se houver amanha" de sidney sheldan , pois assistir este seriado mais perdir o ultimo episódio na época...........mauricio valerio

    ResponderExcluir
  70. eps 40 - http://www.megaupload.com/?d=66QJTH06

    ResponderExcluir
  71. Olá, amigos. Primeiramente, muito obrigado, Ramaile, por essa dádiva. Não seria exagero dizer que fiquei muito feliz em descobrir seu blog. Revisitar a comovente e emocionante saga do pequenino Marco me fez, literalmente, ir aos prantos. Não posso assistir a esse filme na companhia de ninguém, porque choro feito criança. Há tempos que bisbilhotava no Youtube à procura dessa série, só que eu sempre digitava "Marcos", e não aparecia nada. Foi meu irmão mais velho que me disse o nome certo. E só hoje, depois de ver tantos videos pela metade e dispersos no Youtube, pensei em procurar por uma comunidade no Orkut. Assim tive a felicidade de encontrar seu blog. Tenho 37 anos, e nunca me emocionei tanto com um filme (e olha que já vi alguns!)como acontece com esse: um desenho animado com traços simples, despretensioso até, mas com pureza, ingenuidade e humanidade sem igual. O sofrimento e a dor do ponto de vista de uma criança sensibiliza qualquer adulto. Ainda estou baixando os arquivos, mas pelo que já vi, pude notar que a versão com o áudio espanhol é bem melhor que a portuguesa. Talvez mais tarde, Ramaile, você disponibilize as duas. Fica a dica. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  72. Ramaile, o link do episodio 3 não esta disponivel!!

    ResponderExcluir
  73. Obrigado a todos visitantes...

    Atualizei os links que estam off.

    ResponderExcluir
  74. Adorei seu blog. Eu procurava alguma informação sobre o seriado Marco do SBT e amei tudo o que você postou aqui. Que trabalho magnífico!!!! Parabéns e obrigada. Vou assistir aos episódios e poder mostrar à minha filha que sempre me ouvia falar desse desenho tão maravilhoso e tão triste... Ai, que nostalgia....

    Beijos, beijos e mais uma vez, OBRIGADA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  75. Meu Deus, minha mãe ama esse desenho, como faço para fazer o download se o mega esta fora do ar, por favor me ajudemmmmmm. muito obrigada, e nota 1000000000 para o blog.

    ResponderExcluir
  76. Olá, por acaso encontrei esse blog com o seriado Marco, mas teria como você disponibilizar novamente os link´s pra download? um torrent talvez...Obrigado amigo, esse seriado fez parte da minha infância!

    ResponderExcluir
  77. olá ,nossa como é difícil encontrar esse desenho pra baixar ,aqui que poderia dar certo está no megaupload que está fora do ar, gostaria muito de baixar esse desenho ,porque quem assistiu na época dizem marcou muito a infância de quem viveu aqueles anos que sem dúvida foram os melhores...mais vou continuar a minha busca ,quem sabe né...

    ResponderExcluir
  78. Eu tenho quase toda a serie gravada. Como faço pra te enviar?
    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  79. Olá anônimo do dia 3/9/12... Obrigado pela visita... para entrar em contato comigo elia#oi.com.br (troque o "#" por "@")...

    ResponderExcluir
  80. Pra quem quiser a versão portuguesa baixe pelo torrent:

    http://torrents.thepiratebay.se/6473603/S____rie_animada__O_Marco__em_portugues_de_portugal.6473603.TPB.torrent

    ResponderExcluir
  81. Ramaile você por caso não teria a abertura e encerramento em Português Brasileiro? Agradeço!

    ResponderExcluir
  82. Olá, amigo. Gostaria de ter a série completa em português ou o que for possível. Por favor, me diga como posso fazê-lo. É muita emoção pensar em mostrar esse desenho para minhas filhas pois ele fez parte da minha infância e chorei muito rezando para o Marco encontrar sua mamãe... Obrigada! Meu e-mail: lojagandaya@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  83. ola amigo esto munto triste pq procurei este seriado e quando achei um fornesedo o vidio estava boquiado por favor se quaquer pesoa tem a serie completa pode mim procurar kevin_hara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Parabéns pelo blog. Eu como a maioria dos brasileiros adoramos esse desenho. Pena que não da pra ver aqui.

    ResponderExcluir
  85. Olá, gostaria de saber se tem como você me enviar os episódios, porque meu pai falou muito desse desenho e disse que eu e minha irmã temos que assistir pq é muito bom. Meu email é netania.etecpira@gmail.com! Obrigada

    ResponderExcluir
  86. assisti Marco quando criança e gostaria muito de poder assisti com meus filhos, onde posso adquiri todos os episódios?

    meu e-mail é mago-freitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Obrigada Ramaile pela chance de relembrar o desenho de Marco que foi tão importante pra minha infância. Eu esperava anciosa todo domingo pra assistir e chorava de emoção a cada episódio. Seria maravilhoso que Marco tornasse a passar na TV, teria audiência na certa. Como consigo todo o filme?

    Meu e-mail alcicleidebezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Podem disponiblizá-lo novamente, por favor?

    ResponderExcluir
  89. Não consigo abrir nenhum dos videos. Gostaria muito de tê-los.

    ResponderExcluir
  90. Quem tiver interesse tenho em português de portugal e espanhol.Meu email:
    andersonpresto3@gmail.com
    Tenho também o filme em alta resolução que eu legendei:
    https://filmow.com/marco-dos-apeninos-aos-andes-t110569/ficha-tecnica/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anderson! Se você puder mandar só os links para download para ecarlos27@hotmail.com, eu te agradeço.

      Excluir
  91. Onde podemos baixar ou comprar a série completa Marco dos Apeninos aos Andes? Não encontrei a série dublada português Brasil.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes