sábado, 13 de novembro de 2010

Mary Tyler Moore


O seriado Mary Tyler Moore (The Mary Tyler Moore Show) foi uma sitcom americana apresentada de 1970 a 1977, num total de 168 episódios. Foi aclamado como um dos melhores programas de televisão já produzido. Recebeu elogios de críticos e muitas premiações, incluindo o prêmio Emmy de Melhor Série de Comédia durante três anos consecutivos (1975-1977). Em 2007, a revista Time colocou a série Mary Tyler Moore Show em sua lista de "17 programas que mudaram a TV".

Na história Mary Richards (Mary Tyler Moore) é uma mulher solteira que aos 30 anos, e após romper um noivado de dois anos, muda-se para Minneapolis.  Lá ela aluga um apartamento num casarão onde tem como vizinhas Phyllis Lindstrom (Cloris Leachman) e Rhoda Morgenstern (Valerie Harper), de quem se torna melhor amiga. Consegue um emprego de Produtora Associada numa estação de TV, onde tem como chefe o durão e adorável Lou Grant (Edward Asner), o redator Murray Slaughter (Gavin MacLeod), e o divertido âncora Ted Baxter (Ted Knight).  Outros personagens seria acrescentados à serie posteriormente, tais como a apresentadora de TV Sue Ann Nivens (Betty White) e a doce Georgette Franklin (Georgia Engel).

Na terceira temporada, questões como a igualdade de remuneração entre homens e mulheres, o sexo antes do casamento e homossexualidade são abordados de forma cômica pela série. Na quarta temporada, temas como a infidelidade conjugal e divórcio são exploradas com Phyllis e Lou, respectivamente. Na quinta temporada, Mary se recusa a revelar uma fonte de notícias e é presa por desacato ao tribunal. Nas últimas temporadas, a série explora o humor na morte, como no episódio clássico vencedor do Emmy "Chuckles Bites the Dust", e lida com problemas conjugais, adoção e infertilidade.

A seqüência de abertura era alterada a cada temporada, mas sempre acabava com Mary lançando seu chapéu em um cruzamento no centro de Minneapolis. Sonny Curtis foi o responsável pela canção tema "Love Is All Around" que era tocada durante a abertura e que também se tornou um grande sucesso. A sequencia final também é notável por terminar com um gato miando no logotipo da empresa MTM (Mary Tyler Moore), uma paródia do logo da MGM e o rugido de leão.

A série deu origem a mais três: Rhoda (1974-1978), Phyllis (1975-1977) e Lou Grant (1977-1982).  Em 2000, Moore e Harper repetiram seus papéis em um filme de duas horas de televisão ABC, Mary e Rhoda.  Duas retrospectivas especiais foram produzidos pela CBS: Mary Tyler Moore: O 20º Aniversário do Show (1991) e The Mary Tyler Moore Reunion (2002).  Em 19 de maio de 2008, os membros do elenco sobreviventes do seriado original se reuniu no The Oprah Winfrey Show para falar sobre a série. 

Além de inúmeras indicações, The Mary Tyler Moore Show ganhou 29 prêmios Emmy. Esse foi um recorde ininterrupto até que Frasier ganhou seu 30º em 2002. O sucesso da série também pode ser medido pelo fato de que quando os fãs descobriram a casa que era utilizada para as gravações externas, simulando a casa de Mary, ela se tornou um popular destino turístico.  A casa continuou a atrair 30 ônibus de excursões por dia mais de uma década após o término da produção.

No Brasil a série passou dublada na Globo nos anos 70 e mais recentemente legendada no canal Multishow.  Coloquei o vídeo com áudio dual (inglês/espanhol).  Fiz a tradução para o português das legendas, que ficaram diretamente embutidas no vídeo.  Mais uma vez espero que mais pessoas se disponham a ajudar no trabalho de legendagem. Se você estiver interessado, entre em contato.  Quem for assistir pela primeira vez, favor não ser tão crítico, haja vista que se trata do primeiro episódio, onde os personagens estavam basicamente se apresentando.  Ainda assim, é um bom episódio e vale pelo valor histórico.


Download


Episódio 1:  O Amor Está Em Toda Parte [Love Is All Around]
Assista On Line


Saiba Mais
 

Guia de episódios 
TV Sinopse   
Wikipedia
Solange Bezerra 
Related Posts with Thumbnails

Últimos Visitantes